CURSOS PARA 2017

Adaptar-se ou desaparecer continua sendo a grande lei da vida e dos negócios. Com o objetivo de ajudar as organizações e profissionais a se adaptarem, apresento para 2017 uma nova lista de cursos. Todos os cursos buscam desenvolver as competências de raciocínio crítico, desenvolvimento de problemas complexos, criatividade, gestão de pessoas, coordenação de equipes, inteligência emocional, julgamento estratégico, tomada de decisões, orientação para o mercado, negociação e flexibilidade cognitiva. Essas competências são apontadas pelo WEF – World Economic Forum como essenciais para o sucesso das organizações no atual ambiente competitivo volátil, incerto e complexo que vivemos.

MAIS QUE SIMPLES TREINAMENTOS: LIÇÕES PARA TODA A VIDA

Para atender necessidades educacionais especificas de cada grupo de aprendizagem, os tempos de apresentação (carga horária) poderão ser ajustados para mais ou menos,

CURSO – GESTÃO DE CONFLITOS

Este curso proporciona aos participantes conhecimentos e técnicas para administrar conflitos com públicos internos e externos da organização, estimulando a revisão de paradigmas e comportamentos, aprofundar o autoconhecimento e melhorando o desempenho profissional e ambiente de trabalho.

PROGRAMA

  • O que é um conflito: conceitos e características
  • Origem e evolução dos conflitos
  • O conflito visto como um processo
  • Visão tradicional e moderna dos conflitos nas organizações
  • Causas de conflitos nas organizações
  • Liderança: papel e comportamentos dos gestores na resolução de conflitos
  • Gestão de conflitos entre indivíduos
  • Gestão de conflitos entre grupos ou departamentos
  • Aplicação de técnicas adequadas para a resolução de conflitos
  • Recursos externos para a solução de conflitos: conciliação, mediação, arbitragem
  • Prevenção de futuros conflitos: melhoria de ambiente, processos e estrutura organizacional

Carga horária: 16 horas

 

CURSO – DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO DE VENDEDORES

Este curso fornece aos profissionais de vendas, internos e externos, de segmentos industriais, comerciais e de serviços, conhecimentos atualizados e visão mais ampla do atual ambiente competitivo para que possam agir com maior eficácia na conquista de novos clientes e na manutenção dos atuais.

Conteúdo: O novo cenário competitivo e o papel do vendedor. Novas competências, conhecimentos e comportamentos de vendas exigidos pelo mercado. Marketing pessoal: criação da imagem para destacar-se no mercado. Motivação: foco no sucesso e resiliência para persistir diante de negócios difíceis. Eficácia profissional: conhecimento das políticas e regras da empresa (compliance), ética, legislação, gestão do tempo e do território de trabalho. Comunicações com a empresa e com os clientes: usando com eficácia as mídias sociais e outros recursos. Planejamento de vendas: estudo do mercado, dos produtos, da concorrência e dos clientes. As 7 fases do processo de vendas e suas técnicas: prospecção de potenciais clientes, planejamento do contato inicial, descoberta de necessidades, apresentação de soluções, manuseio de objeções, fechamento de vendas e a fidelização do cliente.

Carga horária: 8 horas

 

CURSO – INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA: PROCESSO PARA DECISÕES E AÇÕES BEM INFORMADAS

Em um mundo turbulento caracterizado pela globalização, complexidade, hostilidade, dinamismo, avanços tecnológicos, competição, intercomunicação, mudanças nas demandas do mercado, rapidez de comunicações e volatilidade, os gestores e líderes necessitam de processos de Inteligência Estratégica que permitam prever, antecipar e responder adequadamente às ameaças e oportunidades através de eficientes tomadas de decisões e ações estratégicas e operacionais.

Este curso ajuda os dirigentes empresariais a criarem superioridade competitiva para suas organizações, através do desenvolvimento de processos de inteligência estratégica e do uso de técnicas analíticas de inteligência. Os líderes desenvolverão competências de percepção e compreensão situacional, raciocínio crítico, solução de problemas complexos, criatividade, julgamento e tomada de decisões.

Conteúdo: O processo de Inteligência Estratégica: conceitos e fundamentos. Conhecimento Estratégico: o mais importante recurso para construir o futuro das organizações. História das atividades de Inteligência: dos tempos bíblicos até hoje. Evolução dos conceitos e métodos de Inteligência Planejamento da Atividade de Inteligência Estratégica na organização. Técnicas de produção e interpretação de informações para geração de conhecimentos. Produção de informações para os tomadores de decisão. Método de planejamento estratégico. Diferenças entre Inteligência Estratégica, Inteligência de Mercado, Inteligência de Negócios, Espionagem e Pesquisa de Mercado.

Carga horária: 24 horas

 

CURSO – PROTEÇÃO DE CONHECIMENTOS EMPRESARIAIS – CONTRAESPIONAGEM

O objetivo deste treinamento é ajudar as empresas, de todos os tipos e portes, a enfrentarem a perigosa ameaça do roubo de informações e conhecimentos. O curso alerta os participantes sobre o perigo que a Espionagem Empresarial representa e prejuízos que pode acarretar aos negócios, ensinando conceitos e técnicas de detecção, prevenção e reação para neutralizar seus efeitos. Conscientiza sobre a necessidade de rever posturas de manuseio, discrição e sigilo de informações em todos os níveis hierárquicos e áreas da organização.

Conteúdo: Importância econômica do conhecimento no mercado globalizado. Crescimento mundial da espionagem econômica. O que é espionagem empresarial. Perigos gerados pela espionagem: pirataria de produtos, perda de negócios e clientes, roubos, sequestros, falências de empresas. Espiões empresariais: quem são, como agem e o que procuram. Principais técnicas de espionagem empregadas contra as empresas e seus funcionários. Atuação dos espiões nas feiras de negócios e outros eventos empresariais. Medidas de contraespionagem para identificar e neutralizar espiões. Planejamento de segurança do conhecimento: estrutural, humana e eletrônica.

Carga horária: 8 horas (curso) – 3 horas (curso compacto)

 

CURSO – GESTÃO DE CRISES E CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

O propósito deste curso é proporcionar aos gestores empresariais atualizados princípios e processos de gerenciamento de riscos e crises. Saber administrar crises, antecipando ameaças e oportunidades, é uma competência essencial para o atual cenário competitivo e empresarial.

Conteúdo: Percepção e compreensão das ameaças empresariais. Ameaças internas e externas: principais categorias. Conceitos de segurança e desenvolvimento de negócios. Estratégias de prevenção, resposta e recuperação de crises. Planos de Gerenciamento de Crises: visão sistêmica e identificação de ameaças e oportunidades. Adequação de recursos: doutrinas, organização, liderança, pessoas, materiais e infraestrutura. Plano de Continuidade de Negócios: componentes, estrutura, políticas e estratégias. Inovação e resiliência organizacional. A importância das comunicações com públicos internos e externos em momentos de crise.

Carga horária: 16 horas

 

CURSO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AVANÇADO

Os gestores empresariais aprenderão neste curso fundamentos e técnicas de planejamento estratégico que ajudarão na tomada de decisões bem estruturadas e definição de trajetórias de desenvolvimento da organização.

Conteúdo: Fundamentos de estratégia e planejamento. Diferenças entre planejamentos estratégico, operacional e tático. Estrutura e componentes do plano estratégico. Análise situacional: estudo do ambiente estratégico e de seus atores. Avaliação do poder competitivo da organização Elaboração de cenários prospectivos e escolhas estratégicas. Técnicas e exercícios. Decisão estratégica: definição da visão organizacional, missão, objetivos e trajetórias estratégicas.

Carga horária: 24 horas/aula

 

CURSO – EXCELÊNCIA EM MARKETING

O objetivo deste curso e conduzir os participantes, passo a passo, através do processo de planejamento de marketing para que estejam capacitados a produzir eficientes planos de marketing para suas organizações, de modo que possam atingir seus objetivos de lucratividade e conquista de mercado.

Conteúdo: O que e marketing? O processo de planejamento de marketing e definição de objetivos. A auditoria competitiva do negócio: os consumidores, os competidores, o mercado. Análise SWOT e posicionamento estratégico. O composto de marketing. (Marketing Mix): produto, preço, praça e promoção. Implementação e execução do plano. Monitoramento e controle. Fortalecimento da cadeia de valores da empresa: inovação em produtos, serviços e atendimento. Conceitos de estratégias competitivas ofensivas e defensivas.

Carga horária: 16 horas/aula

 

CURSO – GERÊNCIA DE VENDAS

Este curso tem por objetivo qualificar gestores de vendas, responsáveis pelo desenvolvimento de mercado e lucratividade das companhias, com conhecimentos e técnicas necessários para a organização, gestão, liderança e coaching de equipes de vendas, de modo a agir com eficácia e atingir os objetivos mercadológicos da empresa.

Conteúdo: O papel e as funções do Gerente de Vendas (planejamento de vendas, organização dos territórios de vendas, treinamento e motivação de vendedores, construção de relacionamentos internos e externos, previsões de vendas). Competências profissionais do Gerente de Vendas (comunicação pessoal e grupal, apresentações públicas, relações com clientes, negociações de alto nível, raciocínio crítico, solução de problemas, tomada de decisões). Liderança e Comando de equipes de vendas. Estruturação e Organização do Departamento de Vendas. Estruturação de equipes: quantificação e qualificação de vendedores, representantes comerciais ou autônomos. Técnicas de recrutamento e seleção. Treinamento e Coaching de Vendedores. Organização do trabalho: estabelecimento de objetivos e planejamento de atividades. Previsão de vendas, cotas, zoneamento e roteiros de visitas. Controle de desempenho e avaliação de vendedores. Aperfeiçoamento dos processos de Marketing e Negociação.

Carga horária: 16 horas/aula

 

Os programas de cursos aqui apresentados poderão sofrer atualizações para que se mantenham continuamente sintonizados com a evolução do mercado.

 

http://www.mratreinamento.jimdo.com

 

 

 

 

 

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Sobre Milton R. Almeida

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas com especializações em Gestão da Administração Pública, História Militar, Planejamento Político-Estratégico e Gestão de Recursos de Defesa (Escola Superior de Guerra). Atuou em empresas públicas e privadas nas áreas de Marketing, Vendas e Educação Corporativa. Lecionou disciplinas de Administração em diversas faculdades. Desenvolvedor e apresentador de treinamentos empresariais.
Esse post foi publicado em Administração, Equipes, Espionagem, Excelência/Qualidade, Gestão de Crises, Inteligência, Liderança, Motivação, Riscos Empresariais, treinamento, Vendas. Bookmark o link permanente.

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