Risco empresarial 9: estagnação empresarial

Empresas estagnadas não conseguem ser bem sucedidas em mercados competitivos e inovadores. Métodos de trabalho, recursos e gerenciamento ultrapassados impedem o desenvolvimento de produtos e serviços modernos.

A criação e fortalecimento do poder competitivo exigem mudanças na estrutura, ambiente e processos organizacionais para otimizar o uso dos recursos disponíveis. Adaptar-se ou morrer é a dura lei dos negócios. Ou a empresa realiza mudanças para evoluir e prosperar ou “morre” continuando a operar de maneira antiquada. Pensar em adaptar-se ou morrer significa pensar em evolução, pensar em novas maneiras como cada departamento da empresa deve agir para conquistar novos clientes e manter os atuais. Essa evolução resultará em benefícios financeiros e menores ciclos de aperfeiçoamentos competitivos de produtos e serviços.

A transformação da organização deve ser conduzida de forma sistemática, organizada e cuidadosa por líderes devidamente preparados, de todos os níveis hierárquicos e funções, focada no mercado e nas novas necessidades dos clientes. É fato confirmado pela ciência da Administração que equipes gerenciais e funcionais bem treinadas, motivadas e dedicadas têm maior visão das oportunidades de mercado e aumentam a possibilidade de sucesso nos negócios.

Gerentes e funcionários resistentes a inovações e aquisição de novos conhecimentos, que obstruem os planos evolutivos da empresa, devem receber treinamento intensivo para adquirir novas percepções e competências profissionais. Se isso não adiantar, a opção que resta é substituí-los rapidamente para não retardar a prosperidade dos negócios.

Em suma, estabelecer programas de desenvolvimento e lançamento de produtos inovadores, de alto impacto comercial, em organizações antiquadas requer cuidadoso entendimento das conseqüências das mudanças em termos de políticas internas e externas, novas lideranças, competências pessoais, investimento em recursos e tecnologias modernas, metodologias eficazes de planejamento estratégico e tomada de decisões.

 
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Sobre Milton R. Almeida

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas com especializações em Gestão da Administração Pública, História Militar, Planejamento Político-Estratégico e Gestão de Recursos de Defesa (Escola Superior de Guerra). Atuou em empresas públicas e privadas nas áreas de Marketing, Vendas e Educação Corporativa. Lecionou disciplinas de Administração em diversas faculdades. Desenvolvedor e apresentador de treinamentos empresariais.
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