Risco empresarial 8: negação de problemas

Negação éum estado psicológico no qual uma pessoa recusa-se a aceitar alguma realidade difícil. A negação é reconhecida como um estágio necessário diante de uma situação de perda pessoal, como a morte de um ente querido. É muito comum observarmos comportamentos de negação em acidentes e tragédias. Faz parte do processo de aceitação e superação.

Mas a negação não pode existir na administração de uma empresa. O comportamento de negação da realidade impede que sejam tomadas decisões adequadas para neutralizar riscos empresariais. É comum encontrarmos dirigentes, em todas as áreas e níveis hierarquicos, que permanecem inertes diante de problemas que lhes são apresentados porque acreditam que, se nada fizerem, tudo irá solucionar-se por si só. Outro sinal de negação é acreditar que se não houve mudanças no mercado, não há com o que se preocupar. No ambiente de trabalho também encontramos gerentes que negam a existencia de conflitos, chegando ao ponto de repreender ou punir funcionários que ousam mencioná-los.

A negação de problemas não pode fazer parte do comportamento gerencial devido às graves conseqüências financeiras e mercadológicas que pode gerar. Dirigentes empresariais devem estar preparados, com conhecimentos e técnicas adequadas, para analisar ameaças futuras, definir riscos para os negócios e priorizar problemas para tomarem as devidas decisões, preventivas ou corretivas, em tempo hábil. Acima de tudo, deverão saber valorizar os funcionários, importante fonte de informações, que alertam sobre situações de risco empresarial, internas ou externas.

Dirigentes que negam a existência de ameaças, semelhante a avestruzes que enfiam a cabeça na terra acreditando assim escapar dos predadores, são uma ameaça à sobrevivência da organização. Com eles no comando a empresa dificilmente terá vida longa.

Milton Roberto de Almeida
Consultoria em Gestão de Riscos e Crises Corporativas. Serviços de Inteligência e Planejamento Estratégico. Treinamento Estratégico de Executivos. Cel. (11) 7452.1963 – Blog: Inteligência Competitiva – Twitter: www.twitter.com/almeidaconsult
“Bom senso é uma dádiva, mas inteligência é uma aquisição”
Anúncios

Sobre Milton R. Almeida

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas com especializações em Gestão da Administração Pública, História Militar, Planejamento Político-Estratégico e Gestão de Recursos de Defesa (Escola Superior de Guerra). Atuou em empresas públicas e privadas nas áreas de Marketing, Vendas e Educação Corporativa. Lecionou disciplinas de Administração em diversas faculdades. Desenvolvedor e apresentador de treinamentos empresariais.
Esse post foi publicado em Riscos Empresariais e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Risco empresarial 8: negação de problemas

  1. Anonymous disse:

    >MiltonSeu texto é bastante oportuno para o momento atual da CET/CETET. Seus gestores negam a existência de conflitos e problemas, eles preferem negar e ocultar do que resolvê-los.Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s