Risco empresarial 4: Roubo de Capital Intelectual

>

Neste exato momento, em algum lugar dentro ou fora de sua empresa, há pessoas falando sobre assuntos sigilosos ligados a ações de marketing, vendas, finanças, produção, logística ou serviços. E, em questão de minutos sua empresa pode perder um valioso recurso que levou anos para conseguir: o capital intelectual, ou seja, conhecimentos e informações vitais para os negócios.

O Capital Intelectual é fundamental para o desenvolvimento de projetos, de produtos e da inovação competitiva de uma organização. Há autores que consideram seu valor como sendo o triplo dos valores dos demais recursos físicos da empresa. Resumindo, o Capital Intelectual vale muito para uma empresa… e para seus concorrentes, os quais tentam obtê-lo por meios éticos (pesquisas ou aquisição) ou não (espionagem, furto, roubo, extorsão). Os jornais estão repletos de notícias a esse respeito.

As organizações ou pessoas interessadas nessas informações e conhecimentos sigilosos e valiosos podem utilizar espiões profissionais ou aproximarem-se de funcionários desavisados para obtê-las. As técnicas de aproximação e abordagem são muito diversificadas, agindo seus executores de forma dissimulada e assumindo diversas identidades.

A perda de Capital Intelectual é um risco crítico para organizações de todos os portes e ramos de atividade. Pesquisa da revista Fortune, junto às maiores empresas americanas, estima que os prejuízos provocados pelo roubo de Capital Intelectual cheguem a US$ 45 BILHÕES, neste ano, representando cada ataque um prejuizo médio de US$ 550.000. A média de ataques contra uma empresa é de três por ano. Informações mais detalhadas podem ser obtidas na Internet ou no site http://www.riskvue.com/.

Nenhuma empresa está livre de ser vitima dessa silenciosa atividade. E, das empresas atacadas que não adotaram medidas preventivas e reativas, 72% (setenta e dois por cento) faliram em dois anos devido aos prejuízos sofridos, segundo demonstra pesquisa realizada pela CSIS – Canadian Security and Intelligence Service.

Um alerta: em cerca de 70% (setenta por cento) dos casos de roubo de Capital Intelectual há o envolvimento de pessoas de DENTRO da organização, podendo ser funcionários próprios ou terceirizados. As empresas investem muito dinheiro na segurança patrimonial e de computadores mas não investem na investigação e monitoramento da conduta das pessoas que trabalham na empresa ou a visitam, permitindo que acessem livremente as fontes de Capital Intelectual, sejam elas arquivos físicos, eletrônicos ou pessoas com conhecimentos sigilosos.

Se sua empresa estiver, inexplicavelmente, perdendo negócios e clientes, produtos e marcas estão sendo pirateados, projetos e segredos tecnológicos estão chegando ao conhecimento dos concorrentes, caminhões de entrega são frequentemente assaltados, funcionários são ameaçados de seqüestro ou situações semelhantes a essas estão ocorrendo, saiba que não é por acaso. Quem as executa conta com informações provenientes de dentro de sua própria organização, obtidas facilmente por espiões infiltrados ou fornecidas, inadvertidamente, por funcionários despreparados.

Perder capital intelectual é um risco inaceitável, que leva empresas à falência, por ação de um inimigo dissimulado que está ao seu lado. É necessário que se adotem medidas de segurança no acesso a esses recursos intelectuais e que se ensine aos funcionários como identificar e agir diante de pessoas com comportamentos suspeitos.

Anúncios

Sobre Milton R. Almeida

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas com especializações em Gestão da Administração Pública, História Militar, Planejamento Político-Estratégico e Gestão de Recursos de Defesa (Escola Superior de Guerra). Atuou em empresas públicas e privadas nas áreas de Marketing, Vendas e Educação Corporativa. Lecionou disciplinas de Administração em diversas faculdades. Desenvolvedor e apresentador de treinamentos empresariais.
Esse post foi publicado em Administração, Espionagem, Riscos Empresariais e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s