Risco Empresarial 3 – "Mentalidade de Silo"

>

Mentalidade de Silo, Pensamento de Silo, Visão de Silo e Efeito de Silo são denominações dadas a um dos maiores riscos empresariais: a incapacidade de interagir, comunicar-se e cooperar.

Silos são construções de forma cilíndrica, altas, sem janelas e apenas com uma porta, utilizadas no meio rural para o armazenamento de grãos. Silos cumprem suas funções isoladamente, sem comunicarem-se uns com os outros.

Daí surgiu a analogia dos silos com alguns departamentos, grupos ou indivíduos que procuram agir isoladamente dentro de uma empresa, não interagindo, comunicando-se ou cooperando com os demais componentes do sistema organizacional. Sistema esse que, para operar com eficácia e atingir os objetivos estratégicos almejados, necessita que todas as suas partes atuem em sinergia, trocando informações e conhecimentos e ajudando-se mutuamente.

Os “silos” organizacionais são vistos, dentro do atual contexto empresarial que valoriza o networking e as parcerias de negócios, como uma grande ameaça por colocarem em risco tanto as atividades internas da organização como as externas, representadas pelo relacionamento com clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios.

Identificar e neutralizar as barreiras de interação, comunicação e cooperação criadas por pessoas, grupos ou departamentos tornou-se prioritário para as empresas que desejam continuar mantendo seu poder competitivo, isto é, a capacidade de conquistar e manter clientes e de enfrentar a concorrência.

O enfrentamento deste risco exige medidas que mudem conceitos culturais e comportamentais já arraigados na organização. Exige que se aperfeiçoem os sistemas de liderança, administração, planejamento, motivação,qualidade e controles de desempenho. Também exige a adoção de sistemas de gestão dos conhecimentos empresariais visando fortalecer a geração e compartilhamento de conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de novos projetos.

Este é apenas um alerta para um grave problema que atinge organizações de todos os portes e ramos de atividade, o qual deve ser combatido sem condescendência pois a manutenção de vulnerabilidades numa empresa facilita as ações dos adversários.

Anúncios

Sobre Milton R. Almeida

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas com especializações em Gestão da Administração Pública, História Militar, Planejamento Político-Estratégico e Gestão de Recursos de Defesa (Escola Superior de Guerra). Atuou em empresas públicas e privadas nas áreas de Marketing, Vendas e Educação Corporativa. Lecionou disciplinas de Administração em diversas faculdades. Desenvolvedor e apresentador de treinamentos empresariais.
Esse post foi publicado em Administração, Riscos Empresariais e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Risco Empresarial 3 – "Mentalidade de Silo"

  1. >Como você colocou os silos organizacionais são um dos maiores problemas hoje em dia, ainda mais quando falamos de inovação. Segundo um estudo da IBM (2006), os silos organizacionais são um dos principais entraves para a geração da inovação, juntamente com pressão por prazos, medição incorreta, financiamento inadequado e aversão a riscos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s