Segurança de Conhecimentos Empresariais

>Espiões industriais são reais e provocam grandes prejuízos


Sua empresa está, inexplicavelmente, perdendo negócios e clientes? Produtos e marcas estão sendo pirateados? Projetos e segredos tecnológicos estão chegando ao conhecimento de concorrentes? Seus veículos de transporte são continuamente atacados por criminosos? Funcionários importantes são ameaçados de seqüestro ou extorsão?

Se situações deste tipo estão ocorrendo, saiba que não é por acaso. Quem as executa conta com informações provenientes de dentro de sua própria empresa!

Ações de espionagem, em 80 por cento dos casos, são realizadas, de forma voluntária ou involuntária, por pessoas de dentro das próprias empresas, normalmente funcionários despreparados.

Espiões profissionais agem mais em projetos específicos, de grande valor econômico ou estratégico, e, embora representando um percentual menor dentro dos casos de espionagem, são os que produzem maiores prejuízos às empresas e seus negócios.

Pesquisa da revista Fortune, junto às 1000 maiores empresas americanas, constatou que o prejuízo provocado pelo furto de informações e conhecimentos sigilosos chega a um valor estimado de US$ 300 bilhões por ano. Esse valor pode ser muito maior, uma vez que as empresas que sofreram ataques de espiões não admitem o fato para não terem suas imagens prejudicadas e que seus sistemas de segurança são ineficientes.

Normalmente as empresas fazem pesados investimentos em segurança patrimonial e eletrônica mas não preparam-se (porque não sabem como fazê-lo) para enfrentar o furto de informações sensíveis praticado por pessoas de dentro da organização, sejam elas funcionários próprios, prestadores de serviços terceirizados, fornecedores, visitantes e outros.

Espiões não são apanhados por sistemas eletrônicos de segurança nem por vigilantes truculentos. A identificação e captura de espiões industriais exige o emprego de técnicas mais sutis de observação, análise de comportamentos e abordagem.

Planos de proteção e salvaguarda de informações e conhecimentos devem abranger o treinamento de funcionários. Eles são fundamentais para a proteção dos segredos de negócios e, se não estiverem adequadamente preparados, poderão ser presas fáceis de espiões. Treinamento, educação e motivação podem dar a eles as ferramentas e o desejo de ajudar a preservar os segredos da empresa.

Video: O Espião e Você (1960 – Guerra Fria)

Anúncios

Sobre Milton R. Almeida

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas com especializações em Gestão da Administração Pública, História Militar, Planejamento Político-Estratégico e Gestão de Recursos de Defesa (Escola Superior de Guerra). Atuou em empresas públicas e privadas nas áreas de Marketing, Vendas e Educação Corporativa. Lecionou disciplinas de Administração em diversas faculdades. Desenvolvedor e apresentador de treinamentos empresariais.
Esse post foi publicado em Espionagem e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s