Sua Empresa tem Inteligência Competitiva?

>

A Análise Competitiva que sua Organização realiza tem qualidade?

As atividades de Inteligência Competitiva são vistas como importantes para o sucesso da empresa no mercado?

Abaixo há um conjunto de questões que permitirão avaliar a capacidade de sua empresa para coletar, processar, analisar e distribuir informações dentro de um processo de Inteligência Competitiva.

A fonte dessas questões é o livro “Sun-Tzu e a Arte da Guerra: Seis Princípios Estratégicos para Gerentes”, de Mark McNeilly (Oxford University Press, 1996)

Questões:

1
Nós temos um processo formal de Inteligência (obtenção, processamento, análise e distribuição de informações).
( )Sim ( )Não

2
Nós temos um bom conhecimento dos produtos e serviços oferecidos por nossos concorrentes e como eles os oferecem e distribuem no mercado.
( )Sim ( )Não

3
Nós conhecemos nossos concorrentes profundamente: suas condições financeiras, seus modelos de negócios, suas fontes de receitas e estrutura de custos.
( )Sim ( )Não

4
Nós temos um bom conhecimento das capacidades de nossos competidores – o que eles podem e não podem fazer.
( )Sim ( )Não

5
Nós conhecemos os objetivos e metas de nossos competidores e quais os mercados que são mais importantes para eles.
( )Sim ( )Não

6
Nós conhecemos, em detalhes, os planos e estratégias de nossos concorrentes, fornecedores e clientes.
( )Sim ( )Não

7
Nós conhecemos as técnicas de raciocínio dos dirigentes e principais executivos de nosso competidores, sua percepção sobre o mercado e a indústria, o gráu de risco que eles aceitam assumir, os objetivos prioritários de seus negócios e suas ambições pessoais.
( )Sim ( )Não

8
Nós sabemos como nossos principais competidores responderão a situações ou eventos críticos, baseados no conhecimento de suas competências e experiências e no como eles reagiram no passado.
( )Sim ( )Não

9
Nós regularmente simulamos, utilizando modelos de jogos de empresas, nossas estratégias contra as de nossos concorrentes; representamos nossa atuação dentro de diferentes cenários prospectivos para avaliar diversos acontecimentos e, então, ajustamos nossas estratégias e táticas.
( )Sim ( )Não

10
As atividades de Inteligência Competitiva são vistas como sendo de suma importância para a tomada de decisões e influenciam significativamente a elaboração de nossas estratégias e planos.
( )Sim ( )Não

11
A alta administração da empresa reconhece a importância das atividades de Inteligência Competitiva através da adequada alocação de recursos humanos, materiais e financeiros.
( )Sim ( )Não

Cada resposta “não” representa um ponto de fraqueza informacional de sua empresa. Creio ser desnecessário lembrar que a fraqueza informacional de uma organização, num ambiente competitivo onde o conhecimento representa poder, pode significar sua derrota mercadológica.

Anúncios

Sobre Milton R. Almeida

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas com especializações em Gestão da Administração Pública, História Militar, Planejamento Político-Estratégico e Gestão de Recursos de Defesa (Escola Superior de Guerra). Atuou em empresas públicas e privadas nas áreas de Marketing, Vendas e Educação Corporativa. Lecionou disciplinas de Administração em diversas faculdades. Desenvolvedor e apresentador de treinamentos empresariais.
Esse post foi publicado em Inteligência e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s