Entusiasmo é importante para o sucesso em vendas

>Artigo de Milton Roberto de Almeida

O profissional de vendas deve persistir mesmo em situações desfavoráveis

Muitas pessoas tentaram seguir a profissão de vendedor e, apesar de possuírem competências e bons conhecimentos, não tiveram sucesso.

O que faz um vendedor ser bem sucedido na profissão?

Vários vendedores afirmaram que o segredo de seu sucesso era, além do conhecimento dos produtos e das técnicas de vendas, o desejo incessante de trabalhar duro e perseverar, independentemente dos acontecimentos e dificuldades. O vendedor de sucesso tem a capacidade de continuar lutando mesmo se a situação de mercado não é favorável.

Associada á perseverança, ao trabalho duro, está a atitude positiva. A atitude positiva no trabalho de vendas é muito importante porque o nível de rejeição é maior que no de outras profissões. O vendedor tem que “perseguir” clientes para realizar negócios e ouve, várias vezes ao dia, a frase: “Não, eu não quero comprar”.

Na entrevista com o cliente o vendedor gasta muita energia demonstrando os produtos e superando objeções, e enfrenta momentos de tensão nas tentativas para fechar o negócio e obter o pedido. E, na maioria das vezes, a venda não acontece, o pedido não é obtido e o vendedor coloca mais um “não” em sua coleção.

A perda de um negócio não é uma experiência agradável. Como ser humano, é natural que o vendedor fique desapontado ou deprimido. E é neste momento que surge a diferença entre o vendedor de sucesso e os demais.

O bom vendedor não permite que a sensação negativa da perda do negócio o domine por muito tempo. Certamente poderá ficar desapontado por alguns minutos, mas logo começará a pensar em novos negócios. Afinal, as rejeições fazem parte da profissão!

O vendedor sabe que não venderá para todos os clientes e, assim, mantém uma atitude positiva diante das rejeições. Negócio rejeitado é passado enterrado. Não há mais nada a fazer com ele, exceto aprender alguma lição.

Quando perder um negócio, o vendedor deverá analisar, fria e objetivamente, suas atitudes e comportamentos para tentar descobrir se e onde falhou. Sabendo o que está errado, poderá corrigir e preparar-se para agir com melhores resultados em negócios futuros.

As empresas que desejam aumentar seu poder competitivo precisam manter seus vendedores confiantes e com moral elevado. Além de ensiná-los a vender o produto, é preciso mostrar-lhes como enfrentar as rejeições. É através do conhecimento das adequadas técnicas de vendas que os vendedores aprendem a transformar o “não” em “sim”.

Treinamento constante gera conhecimento atualizado que, por sua vez, gera segurança profissional. O cliente, ao tratar com um profissional seguro de si, terá mais confiança na realização do negócio. Haverá, dessa maneira, uma redução do número de rejeições e, conseqüentemente, aumento das vendas e da motivação.

Mas, mesmo que sejam minimizadas, sempre ocorrerão rejeições. E, se um vendedor não consegue conviver bem com as críticas e rejeições existentes em sua profissão, se não estiver realmente entusiasmado com suas atividades, tem apenas uma coisa a fazer: desistir da profissão de vendas e procurar outros caminhos.

Video motivacional de Daniel Godri: O gato e o cachorro

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Sobre Milton R. Almeida

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas com especializações em Gestão da Administração Pública, História Militar, Planejamento Político-Estratégico e Gestão de Recursos de Defesa (Escola Superior de Guerra). Atuou em empresas públicas e privadas nas áreas de Marketing, Vendas e Educação Corporativa. Lecionou disciplinas de Administração em diversas faculdades. Desenvolvedor e apresentador de treinamentos empresariais.
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