Curso de "Inteligência Estratégica"

>(Curso para executivos)


Organizações competem em sua habilidade de converter conhecimentos em ações oportunas (timely action).

CURSO DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA
Gestão da Produção e Distribuição de Conhecimentos Estratégicos

INTRODUÇÃO

Acompanhando o ritmo de desenvolvimento da globalização de negócios, a atividade de Inteligência Estratégica Empresarial tornou-se indispensável para o desenvolvimento e sustentabilidade de negócios.

Dentro de um ambiente estratégico complexo, volátil, incerto e ambíguo, os dirigentes empresariais não conseguem afastar a ameaça de erro em suas decisões se não contarem com informações e conhecimentos corretos e adequados, proporcionados pelas atividades de inteligência.

OBJETIVOS DO CURSO

 Preparar os participantes para o completo entendimento do processo de raciocínio estratégico e do ciclo de inteligência (planejamento, busca, processamento, análise, produção e distribuição de informações).
 Educar para a percepção e avaliação das ameaças e oportunidades do ambiente estratégico que afetam as organizações.
 Raciocinar sistemicamente e utilizar técnicas e modelos de inteligência para a obtenção de informações e sua transformação em conhecimentos necessários para a tomada de decisões, planejamento estratégico e ações competitivas.
 Aprender a trabalhar com equipes multidisciplinares de inteligência utilizando várias técnicas de liderança e dinâmicas de grupo.

PROGRAMA

Elaborado para proporcionar conhecimentos abrangentes e permitir sua aplicação prática no dia-a-dia profissional dos participantes, o curso tem a seguinte estrutura:

 Raciocínio humano: fator crítico de sobrevivência
 Superioridade decisória: sua necessidade para superar competidores
 Conhecimento: o mais importante recurso empresarial da atualidade
 Inteligência: moderna atividade para a produção de conhecimentos
 Fundamentos de Inteligência Estratégica Empresarial
 História das atividades de Inteligência: dos tempos bíblicos até hoje.
 Evolução dos conceitos e métodos de Inteligência
 Diferenças entre Inteligência, Espionagem e Pesquisa de Mercado
 Ciclos de Inteligência: fases do processo de obtenção e transformação de informações em conhecimentos
 Principais clientes e produtos da inteligência
 Fundamentos para a implantação de departamentos e Inteligência nas empresas
 Preparação de analistas de Inteligência
 Técnicas de produção e interpretação de informações
 Exercícios de Jogos Estratégicos (Wargaming): modelagem de cenários e simulação.
 Segurança do Conhecimento: medidas de contra-inteligência e proteção contra espionagem

CARGA HORÁRIA

40 horas/aula, abrangendo aulas teóricas e práticas.

Video: Inteligência para a sobrevivência

Anúncios

Sobre Milton R. Almeida

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas com especializações em Gestão da Administração Pública, História Militar, Planejamento Político-Estratégico e Gestão de Recursos de Defesa (Escola Superior de Guerra). Atuou em empresas públicas e privadas nas áreas de Marketing, Vendas e Educação Corporativa. Lecionou disciplinas de Administração em diversas faculdades. Desenvolvedor e apresentador de treinamentos empresariais.
Esse post foi publicado em Inteligência e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s