Como obter poder competitivo de alta qualidade

>(Artigo)

Os administradores empresariais estão sempre correndo atrás de fórmulas mágicas que ajudem a melhorar suas vendas, lucros e poder competitivo. Infelizmente, não há métodos milagrosos.
Alta produtividade e lucratividade exigem apenas esforço mental e trabalho organizado.

As empresas que obtiveram sucesso em seu mercado de atuação o conseguiram, basicamente, por três motivos: planejaram cuidadosamente suas atividades, colocaram profissionais qualificados nas posições de comando e utilizaram métodos eficazes para o controle do desempenho.

Suprir a empresa com gerenciamento profissional é o primeiro passo para o sucesso. O planejamento de novos rumos para a organização exige a contratação de pessoas competentes. Com seus atuais gerentes muitas empresas não conseguirão realizar as mudanças necessárias para adaptar-se ao mercado globalizado e enfrentar eficazmente a concorrência. Muitos gerentes, por não pensarem estrategicamente, podem causar prejuízos irreversíveis à empresa.

O segundo passo para o sucesso, que só poderá ser realizado se a empresa possuir gerentes competentes, é o planejamento estratégico enfocando a missão organizacional, valores culturais e estratégias funcionais. Com o uso de métodos de Planejamento Estratégico Continuado, cujo objetivo é manter a empresa permanentemente adaptada às mudanças, os gerentes, de qualquer organização, podem ser preparados para pensar estrategicamente e solucionar problemas críticos com maior rapidez e eficácia.

O terceiro fator para o sucesso, que complementa os anteriores, é representado pelo uso de sistemas de inteligência. Os gerentes devem contar com um adequado sistema de prospecção estratégica, sistemático e organizado, que permita uma melhor avaliação da conjuntura e a elaboração de cenários prospectivos mais realistas, possibilitando realizar ações estratégicas mais eficientes.

Gerenciamento competente, planejamento estratégico eficiente e sistemas de inteligência empresarial formam um conjunto inseparável. Um elemento não funciona sem o outro. O planejamento não pode ser eficaz se não for executado por gerentes competentes; gerentes não conseguem tomar decisões corretas se não contarem com o apoio de um eficaz sistema de informações.

O uso desses ingredientes não é privilégio exclusivo das grandes empresas. Podem ser utilizados por qualquer organização que deseje ter poder competitivo para destacar-se no mercado e superar os três grandes atuais desafios das empresas: evolução gerencial, evolução organizacional e evolução mercadológica.

Video: Sinergia

Anúncios

Sobre Milton R. Almeida

Milton Roberto de Almeida é Administrador de Empresas com especializações em Gestão da Administração Pública, História Militar, Planejamento Político-Estratégico e Gestão de Recursos de Defesa (Escola Superior de Guerra). Atuou em empresas públicas e privadas nas áreas de Marketing, Vendas e Educação Corporativa. Lecionou disciplinas de Administração em diversas faculdades. Desenvolvedor e apresentador de treinamentos empresariais.
Esse post foi publicado em Administração, Excelência/Qualidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s